O G1 destacou o maior crescimento do mercado fonográfico brasileiro, com destaque para o fenômeno tecnobrega Barões da Pisadinha!
“É o maior crescimento da indústria fonográfica no Brasil em duas décadas, desde o tombo histórico com a revolução do MP3.”

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2021/03/24/mercado-fonografico-do-brasil-dispara-na-pandemia-relatorio-global-destaca-baroes-da-pisadinha.ghtml
Write your awesome label here.
Write your awesome label here.

O NFT é o assunto do momento e estamos de olho em todos os benefícios que a criptoarte pode trazer para o mercado da música. Nesta semana, foi lançada o All Be Tuned “a primeira plataforma NFT de músicas do Brasil”, segundo a revista Exame.

https://exame.com/future-of-money/brasileira-lanca-plataforma-de-nft-e-quer-tokenizar-industria-da-musica/

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) divulgou recentemente o relatório anual sobre o mercado da música, anunciando que o streaming pago, com aproximadamente 443 milhões de assinantes, impulsionou a indústria musical global, mesmo diante de um cenário pandêmico.

https://www.ifpi.org/ifpi-issues-annual-global-music-report-2021/
Write your awesome label here.
Write your awesome label here.

Uma notícia que parece um sonho para nós brasileiros. A Austrália, que não registra nenhuma morte por Covid-19 no país inteiro desde dezembro de 2020, já realiza eventos de grande porte abertos ao público. A banda Midnight Oil se apresentou para 13 mil pessoas no último dia 20.

https://rollingstone.uol.com.br/noticia/apos-australia-conter-covid-19-midnight-oil-faz-show-para-13-mil-pessoas/

O Spotify inaugurou serviço em 80 países e você ainda pensa em deixar a sua música de fora da plataforma? A estimativa de expansão de alcance ultrapassa a marca de 1 bilhão de potenciais novos usuários, todos prontes para dar o play no seu lançamento.

https://exame.com/tecnologia/spotify-inaugura-servico-em-80-paises-de-uma-vez-e-quer-virar-gigante-definitivo-do-audio/
Write your awesome label here.
Write your awesome label here.

“Brigas judiciais de Legião Urbana e RPM mancham para sempre a história da geração pop dos anos 1980”. Leia a análise do jornalista Mauro Ferreira sobre as disputas em torno desse legado. 

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2021/03/23/brigas-judiciais-de-legiao-urbana-rpm-e-leoni-com-paula-toller-mancham-para-sempre-a-historia-da-geracao-pop-dos-anos-1980.ghtml

Nas últimas semanas, o mercado da música foi movimentado por notícias das vendas dos catálogos de grandes cantores do cenário mundial como Bob Dylan, Neil Young e Shakira, rendendo cifras milionárias aos artistas. A Láisa Naiane preparou uma análise importante sobre esse mercado.

https://portalpopline.com.br/entenda-porque-o-mercadotrati-catalogos-musicais-e-tao-avo/
Write your awesome label here.
Write your awesome label here.

Uma das perguntas que não querem calar pra quem trabalha no mercado da música é: “Como funciona o pagamento nas plataformas de streaming?” A Dani Ribas respondeu ao Tenho Mais Discos que Amigos e nos faz entender melhor como funciona a política
de pagamentos.

https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2021/03/24/spotify-soundcloud-pagamento-streaming/?fbclid=IwAR2mHK7Obv_X1wEKWn2AZp11Lla3xT78i-BnXwKg6lFPedXTgmgHHK3o35k

Você sabe o que é o buy-out? Uma prática secular de compra de direitos autorais de músicas no mercado audiovisual mundial e que vem sendo contestada fortemente pela indústria musical. A The Ivors Academy lançou campanha contra esta prática:

https://portalpopline.com.br/the-ivors-academy-lanca-campanha-contra-pratica-do-buy-out/
Write your awesome label here.
Write your awesome label here.

Já na contramão das plataformas tradicionais, a Catalytic Sound, uma organização cooperativa composta por 30 instrumentistas e compositores de vanguarda, criou seu próprio serviço de streaming. Curiose para saber como?

https://pitchfork.com/thepitch/meet-the-experimental-musicians-who-built-their-own-streaming-service/
Created with