O G1 destacou o maior crescimento do mercado fonográfico brasileiro, com destaque para o fenômeno tecnobrega Barões da Pisadinha! “É o maior crescimento da indústria fonográfica no Brasil em duas décadas, desde o tombo histórico com a revolução do MP3.”
O NFT é o assunto do momento e estamos de olho em todos os benefícios que a criptoarte pode trazer para o mercado da música. Nesta semana, foi lançada o All Be Tuned “a primeira plataforma NFT de músicas do Brasil”, segundo a revista Exame.
A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) divulgou recentemente o relatório anual sobre o mercado da música, anunciando que o streaming pago, com aproximadamente 443 milhões de assinantes, impulsionou a indústria musical global, mesmo diante de um cenário pandêmico.
Uma notícia que parece um sonho para nós brasileiros. A Austrália, que não registra nenhuma morte por Covid-19 no país inteiro desde dezembro de 2020, já realiza eventos de grande porte abertos ao público. A banda Midnight Oil se apresentou para 13 mil pessoas no último dia 20.
O Spotify inaugurou serviço em 80 países e você ainda pensa em deixar a sua música de fora da plataforma? A estimativa de expansão de alcance ultrapassa a marca de 1 bilhão de potenciais novos usuários, todos prontes para dar o play no seu lançamento.
“Brigas judiciais de Legião Urbana e RPM mancham para sempre a história da geração pop dos anos 1980”. Leia a análise do jornalista Mauro Ferreira sobre as disputas em torno desse legado.
Nas últimas semanas, o mercado da música foi movimentado por notícias das vendas dos catálogos de grandes cantores do cenário mundial como Bob Dylan, Neil Young e Shakira, rendendo cifras milionárias aos artistas. A Láisa Naiane preparou uma análise importante sobre esse mercado.
Uma das perguntas que não querem calar pra quem trabalha no mercado da música é: “Como funciona o pagamento nas plataformas de streaming?” A Dani Ribas respondeu ao Tenho Mais Discos que Amigos e nos faz entender melhor como funciona a política de pagamentos.
Você sabe o que é o buy-out? Uma prática secular de compra de direitos autorais de músicas no mercado audiovisual mundial e que vem sendo contestada fortemente pela indústria musical. A The Ivors Academy lançou campanha contra esta prática:
Já na contramão das plataformas tradicionais, a Catalytic Sound, uma organização cooperativa composta por 30 instrumentistas e compositores de vanguarda, criou seu próprio serviço de streaming. Curiose para saber como?