Inscrições abertas para evento nacional das indústrias criativas

Jul 15 / Redação, Metropoles
A Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Secretaria Especial da Cultura, do governo federal, estão selecionando empreendedores culturais e criativos para participação nas rodadas de negócios e demais atividades do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR 2021).
Serão selecionados até 270 pessoas para participar do evento de negócios do setor, que será realizado na modalidade virtual entre os dias 26 e 29 de outubro. As inscrições vão até 12 de agosto.

São 30 vagas para cada um dos nove setores contemplados: artes cênicas (circo, dança e teatro), audiovisual & animação, design, moda, editorial, jogos eletrônicos, música, museus & artes visuais e artesanato.

Dessas 30 vagas, 20 serão destinadas a proponentes com perfil de vendedores ou ofertantes e 10, a proponentes com perfil de compradores ou demandantes. Serão adotadas, ainda, cotas por região a fim de garantir a representatividade de todo o país nas atividades.

Serão selecionados, a partir deste chamamento público, apenas empreendedores brasileiros. O edital pode ser acessado aqui.

Esta é a segunda edição do MICBR, que reúne centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países com o objetivo de impulsionar a profissionalização dos criadores e a internacionalização da produção cultural brasileira.

Este ano, a programação conta com as rodadas de negócios; espaços para a troca de contatos profissionais (networking), oportunidades de apresentação de produtos e serviços (pitchings), além de atividades de capacitação para empreendedores, como palestras, seminários, oficinas e clínicas de mentoria.

Os selecionados serão beneficiados com a inscrição gratuita no evento; cadastro pela Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural na plataforma oficial do MICBR para participação nas rodadas de negócios e participação em oficina de capacitação prévia às rodadas de negócios.

O diretor da OEI no Brasil, Raphael Calou destaca que o evento impulsiona a geração de negócio e qualificação dos empreendimentos criativos do Brasil. “É uma iniciativa que funciona como estímulo para a recuperação econômica do setor cultural, atingido pelos impactos da pandemia”.

“Além do reconhecimento das indústrias criativas como um vetor de desenvolvimento, o MICBR é uma plataforma que conecta mercados regionais, habilitando produções e itinerâncias em diferentes países – favorecendo a internacionalização das expressões culturais brasileiras”, disse Raphael Calou.

As rodadas de negócios do MICBR deverão contar, além dos empreendedores selecionados por meio do edital, com compradores estrangeiros, que participarão na qualidade de convidados. Na primeira edição do evento realizada em 2018, foram gerados U$ 5,4 milhões apenas nas rodadas de negócios, da qual participaram 406 empreendedores de 25 países além do Brasil.

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